Eventos

Os Encontros de Fronteira constituem momentos de partilha e discussão de resultados da investigação do Projeto GROW.UP sobre jovens a crescer em regiões de fronteira.

O Projeto GROW.UP (Crescer em regiões de fronteira: jovens, percursos e agendas) desenvolve-se no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto e tem coordenação da Professora Doutora Sofia Marques da Silva.

Como tomam os/as jovens decisões sobre sair ou permanecer nas suas regiões? Que aspirações têm rapazes e raparigas sobre o seu futuro? Que fatores promovem sentimentos de pertença às suas regiões? Como estão escolas, municípios e comunidades contribuir para politicas juvenis e educativas que respondam a prioridades globais e regionais que dizem respeito às juventudes? Existem nas regiões da fronteira abordagens de resiliência que podem ser inspiradoras para agendas e políticas que integrem visões e participação de jovens? Estas são algumas questões que fomos procurando responder.

Durante um ano estivemos em 38 regiões de fronteira, do Minho ao Algarve. Sentimos a interioridade, mas também tivemos a oportunidade de encontrar esforços em ação e contextos de possibilidade. Aplicámos questionários a cerca de 4000 jovens; entrevistámos aproximadamente 70 diretores/as de agrupamentos e responsáveis pela definição de políticas de juventude nas respetivas câmaras municipais.

Serão os resultados decorrentes do tratamento, análise e interpretação daqueles dados que iremos apresentar no dia 6 de junho no Auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.

Encontros de Fronteira III

Agendas da Juventude: propostas de jovens para o desenvolvimento das suas comunidades

No âmbito do projeto GROW.UP - Crescer em Regiões de Fronteira em Portugal: Jovens, Percursos Educativos e Agendas (PTDC/CED-EDG/29943/2017), com coordenação de Sofia Marques da Silva, realizar-se-á o webinar "Encontros de Fronteira III | Agendas da Juventude: propostas de jovens para o desenvolvimento das suas comunidades" no dia 2 de junho às 14h30.

Neste webinar, partilhar-se-á experiências de desenvolvimento de Agendas da Juventude construídas a partir de abordagens participatórias que reconhecem ao público jovem conhecimento situado sobre a sua realidade. A construção destas Agendas da Juventude incluiu ainda o desenho de propostas de projetos em torno de áreas prioritárias que jovens identificaram nas suas regiões, demonstrando a pertinência de serem envolvidos/as em ações e tomadas de decisão sobre questões que lhes dizem respeito, bem como ao desenvolvimento das suas comunidades.

Este webinar integra as atividades da comunidade de prática de investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação.

Inscreve-te Aqui

500x500

Eventos Anteriores