Publicações

Artigos Nacionais

  • Silva, Ana Milheiro, & Silva, Sofia Marques da (2018). Relação Escola-Comunidade em Regiões de Fronteira: Estudo a partir dos Projetos Educativos. Revista Educação, Sociedade & Culturas, 52, 29-46.

Artigos Internacionais

E-book

Livro

Capítulos de livros

  • Silva, Sofia Marques da (2014). Growing up in a Portuguese Borderland. In Spyros Spyrou & Miranda Christou (Eds.), Children and Borders (pp. 62-77). New York: Palgrave Macmillan. doi:10.1080/13676261.2013.830700
  • Silva, Sofia Marques da (2013). Disinheriting the heritage and the case of Pauliteiras: Young girls as newcomers in a traditional dance from the Northeast of Portugal. In J. Baldacchino & R. Vella (Eds.), Mediterranean art and education: Navigating local, regional and global imaginaries through the lens of the arts and learning (pp. 43-58). Rotterdam, NL: Sense Publishers & Mediterranean Journal of Educational Studies.

Outros Produtos Científicos

Teses de Doutoramento e Dissertação de Mestrado

Working papers

Policy Briefs

  • Policy Brief 2020

    O projeto GROW.UP - Crescer em regiões de fronteira em Portugal: jovens, percursos educativos e agendas (PTDC/CED-EDG/29943/2017) tem como objetivo investigar, em contextos de fronteira, as influências mútuas de fatores individuais, contextuais/institucionais e sistémicos nas expectativas, aspirações e biografias de jovens e analisar de que modo as comunidades/regiões estão proativamente a contrariar desigualdades, estimulando o investimento em percursos positivos. Encontramo-nos no segundo ano de execução do projeto, tendo sido realizado até ao momento a aplicação de um questionário a 3966 jovens do 9.º ao 12.º ano das 38 sedes de agrupamentos de escola das regiões de fronteira, desde Caminha a Vila Real de Santo António.

    O que agora damos a conhecer - com base nas respostas destes questionários - é o primeiro Policy Brief deste projeto. Aqui apresentam-se as perspectivas e expectativas que jovens que moram em regiões de fronteira têm sobre o seu futuro, sobre sair ou permanecer nas suas regiões e sobre as suas expectativas relativamente ao Ensino Superior.

    Ver mais

At a Glance

Relatórios

Outros produtos

APP

Mapa Interactivo

Participação em Conferências

Nacionais

  • Silva, Ana Milheiro, Silva, Sofia Marques da, & Gouveia, Tânia (outubro, 2018). Jovens e Construção de Percursos Educativos em Regiões de Fronteira de Portugal Continental: Pensar o Papel da Escola a Partir do Conceito de Resiliência. Comunicação apresentada no XIV Congresso SPCE 2018: Ciências, Culturas e Cidadanias. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
  • Silva, Sofia Marques da, Gouveia, Tânia, & Silva, Ana Milheiro (2018, fevereiro). Transições para o Ensino Superior de Jovens de Regiões de Fronteira e Interior. Comunicação oral apresentada no III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas. Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
  • Silva, Ana Milheiro, Silva, Sofia Marques da, & Gouveia, Tânia (2018, fevereiro). Abordagens de resiliência em escolas de fronteira: perceção dos/as jovens para compreender a construção de sentimentos de pertença. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação: Infância(s) e Juventude(s) na Sociedade e Educação Contemporâneas. Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal.
  • Silva, Sofia Marques da, & Silva, Ana Milheiro (2017, julho). Transição para o ensino superior de jovens de regiões de fronteira de Portugal Continental: expectativas e desafios em tempos de austeridade. Poster apresentado no I Seminário Internacional do DESUP: Ensino Superior: Desafios e Futuros, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Internacionais

  • Silva, Ana Milheiro, & Silva, Sofia Marques da (dezembro, 2018). Escolas Resilientes e percursos educativos de jovens em regiões de fronteira: refinar critérios para a seleção de estudos de caso. Comunicação apresentada no X Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  • Silva, Ana Milheiro, Silva, Sofia Marques da, & Gouveia, Tânia (2018, setembro). Schools’ Resilient Approaches and Young People’s Sense Of Belonging: Voices Of Young People And Their Schools in Portuguese Border Regions. Comunicação aceite para ser apresentada em ECER 2018 Inclusion and Exclusion, Resources for Educational Research? (Emerging Researchers’ Conference). Free University of Bozen-Bolzano, Bolzano, Italy.
  • Silva, Ana Milheiro, & Silva, Sofia Marques da (2017, novembro). Escola com abordagens de resiliência: Exploração do conceito cruzando análise documental com as perspetivas de jovens de regiões de fronteira de Portugal Continental. Poster apresentado no IX Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
  • Silva, Ana Milheiro, & Silva, Sofia Marques da (2017, agosto). Navigating Educational Contemporary Challenges to Enhance Educational Pathways of Young People: Exploring Resilient Schools through Document Analysis. Comunicação oral apresentada na ECER 2017 Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent Roles of Policy and the Role of Educational Research (Emerging Researchers’ Conference). University College UCC, Copenhagen, Denmark.
  • Silva, Sofia Marques da, & Silva, Ana Milheiro (2017, agosto). Grounding Young People Pathways Through Community Resilient Approaches. Comunicação oral apresentada em ECER 2017 Reforming Education and the Imperative of Constant Change: Ambivalent Roles of Policy and the Role of Educational Research (EERA Network: 05. Children and Youth at Risk and Urban Education). University College UCC, Copenhagen, Denmark.
  • Silva, Sofia Marques da & Silva, Ana Milheiro (2016, outubro). Projetos Educativos de Agrupamentos de Escolas de Regiões de Fronteira: mapear preocupações, prioridades e estratégias. Comunicação oral apresentada em XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Fronteiras, Diálogos e Transições, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Portugal.
  • Silva, Sofia Marques da & Silva, Ana Milheiro (2016, agosto). School still matters: perspectives of young people from a border region during economic crisis in Portugal. Comunicação oral apresentada em ECER 2016 Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers, University College Dublin, Dublin, Ireland.
  • Silva, Sofia Marques da, & Silva, Ana Milheiro (2015, setembro). Young People, Expectations And Fears: feelings from remote borders regions. Comunicação oral apresentada em ECER 2015 Education and Transition. Contributions from Educational Research, Corvinus University, Budapest, Hungary.