Notícias do Projeto
Encontros de Fronteira III - Agendas da Juventude: propostas de jovens para o desenvolvimento das suas comunidades
No âmbito do projeto GROW.UP - Crescer em Regiões de Fronteira em Portugal: Jovens, Percursos Educativos e Agendas (PTDC/CED-EDG/29943/2017), com coordenação de Sofia Marques da Silva, realizar-se-á o webinar "Encontros de Fronteira III | Agendas da Juventude: propostas de jovens para o desenvolvimento das suas comunidades" no dia 2 de junho às 14h30.

Webinar APP GROW.UP: Interdisciplinaridade e experiências colaborativas no desenvolvimento de uma app para jovens
Neste webinar será partilhada a nossa experiência no desenvolvimento da APP GROW.UP utilizando metodologias centradas no utilizador – desde a forma como foi pensada, ao seu processo de desenvolvimento. Na mesa redonda iremos ouvir pessoas ligadas ao desenvolvimento de software, bem como, profissionais ligados ao desenvolvimento de aplicações com cariz social.

Mini Encontros de Fronteira II - Abordagens de resiliência em escolas de fronteira: contributos para refletir sobre as nossas escolas
Este Webinar irá realizar-se no dia 28 de julho às 16h no âmbito do Projeto GROW.UP - “Crescer em Regiões de Fronteira em Portugal: Jovens, Percursos Educativos e Agendas” (PTDC/CED-EDG/29943/2017), em desenvolvimento no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com coordenação de Sofia Marques da Silva (IR) e Helena Costa Araújo (Co-IR) (CIIE/FPCEUP) e Eva Oliveira do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

Policy Brief 2020
Este evento pretende divulgar, com base nas respostas dos questionários aos jovens, as perspectivas e expectativas dos jovens que vivem em regiões de fronteira sobre o seu futuro, sobre sair ou permanecer nas suas regiões e sobre as suas expectativas relativamente ao Ensino Superior.

FPCEUP coordena estudo inédito sobre os jovens nas regiões de fronteira
Primeiras conclusões mostram que os jovens das regiões de fronteira sentem desigualdade no acesso a oportunidades de formação e emprego.

Jovens que vivem perto de fronteiras sentem desigualdades, mas são resilientes
A Universidade do Porto foi à procura da realidade e expectativas dos jovens que vivem junto à zona de fronteira entre Portugal e Espanha. Numa análise aos primeiros resultados, os jovens manifestam um conjunto de dificuldades, mas nada que os demova de uma dia, na vida adulta, quererem regressar às suas origens.

Jovens das regiões de fronteira sentem desigualdades no acesso a oportunidades - estudo
Chaves, Vila Real, 06 jun 2019 (Lusa) -- Os jovens de fronteira são resilientes, têm um forte sentimento de pertença ao país e à Europa, mas sentem desigualdades no acesso ao Ensino Superior e ao emprego, de acordo com as primeiras conclusões do projeto GROW.UP.
